terça-feira, 12 de julho de 2011

O livro sagrado


Ultimamente eu tenho deixado cair por terra muitos conceitos que foram construidos na minha infância, já estava passando da hr de rever os meus conceitos hein? hehehehehe
Estou indo dos mais profundos aos mais básicos e segue aqui um dos bem básicos.
"Não se deve riscar, rasgar ou pintar um livro, livro é coisa séria. Livro é para ler."
Ok, tudo bem essas palavras durante muito tempo foram importantes me ensinaram o respeito a leitura, amo os meus livros, álias amo os livros, eu odeio ler um livro no computador, por mim a onda dos e-books já foi e voltou e eu nem senti marola...rsrs
Adoro o papel, da capa a contra capa, tudo livro realmente é sagrado.
Mas entre toda uma vida de paixão eu não passo por ela impune ao sentimento de culpa, acho muito phoda (sim, com ph e tudo) quando vejo algum trabalho de artistas amigos meus usando livros, rasgados pintados, desenhados seja lá como for, mas para mim isto sempre foi algo distante a culpa nunca me permitiu profana o santo livro, seja ele qual for mesmo aquele que eu comprei e me arrependi porque era uma porcaria.
Eu ficava ali olhando pra ele e achando uma tremenda falta de respeito eu rasga-lo ou desenhar nele.
Quando eu pegava livros na biblioteca da Universidade (eu era rata de biblioteca) ficava p... da vida quando pegava livros, rabiscados, grifados ou com pequenos comentários no canto da página, mais uma vez vinha aquela sensação de que o sagrado havia sido profanado...rsrs
É muita neuroseeeeee minha gente! rsrsrs
Hoje em dia eu comecei com as pequenas profanações quando percebi que elas me facilitavam muito a vida, ler e sublinhar, fazer anotações no cantinho das páginas, me ajuda...
Atualmente pratico esta pequena profanação sem culpa, já ficou tão natural ler com um lápis a mão que é quase um complemento livro+lápis= boa leitura.
Mas desenhar, rasgar, pintar um livro isso ainda era tabu...
Bem , comecei a quebrar este tabu hoje.
Depois de mais de 1 mês olhando para um livro que tenho comigo desde 2004, livro que eu já li que é chato pra caramba, eu resolvi que ele seria minha porta para a liberdade, meu exercício de desapego, meu ato profano.
Comecei com uma aguada azul bem leve e depois eu mandei ver, já pintei algumas páginas de preto, de verde, de azul, eu até já desenhei e me sinto óteeeemaaaaa.
Uma nova fase começou e eu sigo por aqui aproveitando as minhas profanações inocentes...hehehe

"O grito"

Um beijão para vocês

2 comentários:

capuccinobasico disse...

Ju já me senti com essas mesmas neuroses que vc fala...mas fique a vontade,faça do seu objeto "sagrado"algo que possa manipular tb,interaja!!!!!!Bjssssss

Bié! disse...

Ai amiga, cá entre nós eu já sou do contra., rs não consigo pegar um livro sem um lapís e até os meus prediletos são quase 'novos escritos'. rs! , as bordas teem desenhos de pensamentos sobre as páginas, as linhas riscadas são as minhas citações prediletas e por ae vai... Mais que eu amei de um tanto esse desenho teu eu amei viu .Acho que seria muitissimo interessante em verdade, um livro assim , com esta ideia '' 3D '' de desenhos sobre as escritas, é um fato que texto unido a imagem é um prazer a mais em ler e se dedicar. Amei !!!!