Aí, aí eu ando achando viver tão bonito.
quarta-feira, 28 de abril de 2010
QUEM É FERREIRA GULLAR?
Bio-bibliografia
Nascido em São Luís do Maranhão, em 1930, o poeta Ferreira Gullar — no cartório, José Ribamar Ferreira — estreou em poesia em 1949 com o livro Um Pouco Acima do Chão. Em 1951 transferiu-se para o Rio de Janeiro, onde começou a trabalhar como jornalista.
As experimentações gráficas contidas em seu livro A Luta Corporal (1954) motivaram sua aproximação com os poetas paulistas Décio Pignatari e os irmãos Augusto e Haroldo de Campos, que lançariam mais tarde o movimento da poesia concreta (1956). Inicialmente, Gullar participou do movimento, mas afastou-se em 1959 para criar o grupo neoconcretista.
No início dos anos 60, o poeta dedica sua poesia mais a temas sociais e ao engajamento político. Como frutos dessa virada, ele escreve os poemas de cordel João Boa-Morte, Cabra Marcado para Morrer e Quem Matou Aparecida?. Em 1964, ele filia-se ao Partido Comunista Brasileiro. Em 1971, com o recrudescimento da ditadura militar, partiu para o exílio (Rússia, Chile e Argentina), de onde retornou em 1977. Na Argentina, Ferreira Gullar escreveu o Poema Sujo, livro lançado em 1976, com o poeta ainda no exílio.
Na opinião de alguns críticos, Ferreira Gullar é atualmente uma das vozes mais expressivas da poesia brasileira. Um traço forte da obra desse maranhense-carioca é a alta taxa de vida imediata que se pode encontrar em seus versos. E, claro, não me refiro ao trabalho mais marcadamente engajado. Falo de poemas como "Meu Pai" e, a rigor, de toda a seleção apresentada aqui.
As modulações variam. Vão desde a suavidade nostálgica e ingênua de "Cantiga para não Morrer" até as reflexões maduras contidas em "Aprendizado" e em "Os Mortos". No conhecido poema "Traduzir-se", o poeta se define: "Uma parte de mim / é só vertigem: / outra parte, / linguagem."
No caso de Ferreira Gullar, a linguagem vai além do horizonte das palavras, pois o poeta é também crítico de arte e pinta quadros, faz desenhos e colagens. É o que ele chama de seu "lado B". Alguns de seus trabalhos nessa área podem ser vistos em seu site oficial: http://portalliteral.terra.com.br/ferreira_gullar/
Fonte: Poesia.net
FERREIRA GULLAR HOJE E SEMPRE
Aprendizado
Do mesmo modo que te abriste à alegria
abre-te agora ao sofrimento
que é fruto dela
e seu avesso ardente.
Do mesmo modo
que da alegria foste
ao fundo
e te perdeste nela
e te achaste
nessa perda
deixa que a dor se exerça agora
sem mentiras
nem desculpas
e em tua carne vaporize
toda ilusão
que a vida só consome
o que a alimenta.
De Barulhos (1980-1987)
terça-feira, 13 de abril de 2010
PARA BIÉ NO SEU ANIVERSÁRIO!
Este espaço não é só meu mas também das pessoas especiais que guardo em meu coração, por isso para vc Bié no seu dia 3 de abril.
A vc todo o amor que se dedica aos bons irmãos, aos grandes amigos, as pessoas especiais que O Universo conspirando ao nosso favor nos coloca em nosso caminho.
A vc sempre, sempre, sempre as boas energias, as fadas, os duendes e todos os seres iluminados e felizes rodopiem ao seu redor.
A vc sempre uma aura iluminada que irradia amor e que seduz por onde passa.
A vc todas as boas coisas das quais me lembro agora e as que eu ainda não consegui lembrar.
A vc o meu amor que é simples, mas sempre será todo seu.
UM FELIZ ANIVERSÁRIO PARA VC MEU AMIGO QUE É SEMPRE UM OASIS DE BELAS PALAVRAS E ALEGRIA.
Um Bjo muito grande de todos da família Germano que te admiram e adoram.
quarta-feira, 7 de abril de 2010
HOJE!
Hoje por conta do desanimo que a gripe está me causando acordei meio pra baixo, achando que tudo estava cinza, sem vontade de conversar, nem mesmo de sair da cama.
Até que chegou uma hr em que eu vi que não estou me ajudando, se eu ficar assim, levo mais tempo pra ficar boa e o que poderia ser um repouso no minimo tranquilo se torna um período chato de molho em casa.
Então por isso mesmo eu descobri o meu lado narcisista, levantei a poeira que já estava me fazendo espirrar, tomei um belo banho, coloquei uma roupa que eu amo e pronto descobri que estou linda e daí se estou com febre uma hr ela vai passar, e daí se o corpo dói, ele vai melhorar.
O que importa é que eu me amoooooooooo, que sou feliz independente de qualquer coisa que Narciso, só se apaixonou por ele mesmo, por que eu não era nascida naquele tempo...kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
Bjão povo lindo.
Marcadores:
alegria,
amor,
beleza,
Eu,
experiências
Em casa com gripe.
Olá Amigas e Amigos,
Depois de voltar de uma viagem maravilhosa com uma gripe super forte, o que mais me resta fazer a não ser ficar em casa e explorar tudo o que meu "Home Sweet Home", pode me oferecer.
Por isso mesmo comecei a ler um livro que ganhei a minha sogra ( odeio essa palavra) Enfim que ganhei da mãe do meu marido, o livro se chama ANATOMIA DO ESPÍRITO e eu estou amando, só pela leitura da introdução já me valeu o livro todo, mas não vou me aprofundar quem tiver interesse pode dar uma olhada no site da escritora Caroline Myss eu estou adorando é o tipo de livro que me deixa grudada nele, com vontade de virar a próxima página e aprender muito mais.
Enfim também comecei a ler A cabana, ganhei o livro no meu aniversário mas eu tenho a seguinte teoria, cada livro pede pra ser lido no momento certo, nem antes, nem depois, por isso eu as vezes compro um livro e espero pra que ele me avise que já chegou o momento de ser lido (ok, coisas de doido, mas esta sou eu) kkkkkk
E continuo desenhando quando a disposição me permite, coisas que tem ocorrido pouco já que infelizmente todo final de tarde, vem aquela febre chatinha e a moleza típica das gripes.
Mas hoje como uma boa menina levada eu comecei a ver o que eu poderia fazer, fora o que já tenho feito e aí olhei para minha pequenina máquina de fotografar e pronto achei um novo brinquedo..kkkkk
Comecei a olhar pela janela e a inventar histórias com uma idéia na cabeça e uma câmera na mão seguem ai os meus cliques.
Vou continuar por aqui inventando coisas pra fazer com o mínimo de esforço possível, até ficar completamente boa. rsrsrs
Abraços a todas e todos.
segunda-feira, 5 de abril de 2010
A VIAGEM
EU E MEU IRMÃO PEDRO
EU, MAMY E MEU IRMÃO.
A viagem a Recife, foi maravilhosa, rever a minha família, alguns amigos e a minha cidade com todas as suas belezas e mazelas.
Andar por aquelas ruas barulhentas e cheias de gente, das quais senti tanta saudade nos últimos dias.
E o calor, meu Deus mas como anda quente aquela cidade, o suor era constante, cada ventilador era um pequeno oásis, cada loja com ar condicionado um paraíso..kkkkkkkk
Mas o melhor de tudo foi rever minha mãe, dar um bom colo pra ela, cuidar dela, saber de verdade como ela estava.
E o almoço de Páscoa, ahhhh que saudade que eu estava da casa cheia de gente, do burburinho dos assuntos variados sendo falados no mesmo lugar, das crianças correndo pela casa, enfim que saudade da vida que explode por todos os lados da minha cidade.
Que bom estar com a minha família, que bom rever o meu povo e conviver de novo com o jeito de ser de cada um deles.
seguem aqui algumas fotos do almoço de Páscoa mais maravilhoso dos últimos tempos.
FAMÍLIA EU AMO VCS!
Assinar:
Postagens (Atom)