sábado, 7 de junho de 2008

Oficina de Criação e Estilo inspirados na Iconografia Africana

Eu e minhas alunas da oficina Flaviane, Bianca, Selma, Eu (Juliana), Anne, Roberta, Andreza e Olga na Exposição Moda África - Museu da Cidade do Recife - Forte das Cinco Pontas.



Olá pessoal

Estou cheia de novidades as principais são sobre a Oficina que eu ministrei no Museu da Cidade do Recife - Forte das Cinco Pontas, nos dias 02, 03 e 04 deste mês.
A Oficina de Criação e Estilo inspirados na Iconografia Africana, surgiu a partir das minhas pesquisas sobre arte e cultura africana, como eu participei do grupo de colaboradores do Projeto Moda África comecei a pensar como a moda brasileira se relaciona com ícones da cultura africana e afro-brasileira como os orixás, os grafismos aficanos e as baianas que já pertencem ao imaginário popular brasileiro.
A proposta da oficina foi, apresentar de forma sintetizada (por conta do tempo) alguns elementos da rica iconografia africana e afro-brasileira dos quais eu escolhi:
  • Os Orixás

  • As baianas

  • Os grafismos da arte e da estamparia


Partindo dá apresentação e contextualização desses elementos, dentro da cultura afro e da moda brasileira, os participantes desenvolveram suas criações de moda dentro do estilo de cada um o que deu uma maravilhosa diversidade da moda praia ao punk, passando por vários segmentos.
Fiquei muito feliz com a realização desse projeto e agradeço em especial a cada uma das minhas alunas e tenho planos de ampliar essa oficina para um projeto mais aprofundado, onde cada elemento possa ser trabalhado com mais tempo para a pesquisa e criação.

Um bjão para todas

Nenhum comentário: