sábado, 28 de junho de 2008

Criação de figurino



Tecidos, fitinhas e rendinhas tudo que fez parte da montagem das pranchas com os conceitos do figurino de Darlene, uma mulher por volta dos 30 anos, pobre e sertaneja, com uma sensualidade peculiar por que afinal de contas ela tinha 3 maridos isso prova que ela tem "borogodo", rsrsrsrsr




Bjão para vcs
Ju

sexta-feira, 27 de junho de 2008

Oficina de Criação de Figurino






Participei da oficina de Criação de Figurino dada por Claudia Kopke.

Cara! Foi uma experiência muito boa durou de 09 a 12 de junho, pouco tempo para muito conteúdo, mas valeu muito à pena queria ter mais tempo por que o processo de composição de figurino para um personagem é complexo, temos que pensar em tantas coisas, tantos detalhes.

Adorei conhecer mais sobre a composição de figurino, nós usamos o roteiro do filme Eu Tu Eles e criamos o figurino para Darlene (Regina Casé).

Quando vemos um filme nós não temos a menor idéia de quanto trabalho é necessário para vestir aqueles personagens, roupas, sapatos, penteado, ufa!!!!

Mais uma forma de trabalhar com moda numa faceta diferenciada.

Claudia Kopke é muito gente boa a experiência foi maravilhosa, talvez o trabalho no set de filmagem seja estressante como todo trabalho em algum momento pode ser, mas desenvolver o figurino de Darlene foi ótimo e ouvir as experiências de Claudia no set foi muito interessante.

Depois eu mostro o figurino da minha Darlene pra vocês.

Bjão para vocês.

Ju

sábado, 21 de junho de 2008

Moda África

Bolsa de material que imita placa de carro, muito boa!!!!


Colar super básico!!!!

Bjos Ju

Moda África em Recife

Olá amigas e amigos
Mais algumas imagens da exposição Moda África, fotos tiradas por Bianca Duarte.
A diversidade dessa exposição deu a possibilidade de conhecer o vestuário da mulher da África central indo das roupas aos acessórios.






Bjão para todos e todas
Ju

segunda-feira, 16 de junho de 2008

Aninha e Lara, nossas novas amigas.

Essas garotas são ótimas cheias de personalidade e encanto cada uma do seu jeito.
Aninha é estudiosa, detesta ser chamada de "cdf" prefere ser vista como uma garota inteligente e de bom humor que não liga pra tendências, ela faz seu próprio estilo.


Lara é bem diferente não se importa em ser chamada de "patricinha" se isso servir para identificar seu bom gosto ao se vestir e sua atração por grifes e
tendências de moda.

domingo, 15 de junho de 2008

Eu SEI e você ?

Cara, minha noite hoje foi no minímo curiosa.
Passei o dia em casa curtindo aquela preguiça que é de lei num domingo chuvoso, acordei às 9:40 fiquei vendo TV, tomei um banho e depois de tomar café fui brincar de pintar com a minha enteada Clarice que estava aqui em casa. Após o almoço cai na cama novamente e dormi até às 16:00, acordei e nesse dia tão dinâmico rsrsrsrsr estava preparada pra continuar em casa.
Até que no fim da tarde resolvemos sair eu e João cada um com mais coragem que o outro, vamos lá, tomar banho, trocar de roupa se arrumar e sair.
Pegamos o metrô descemos na estação Barro e pegamos o ônibus do SEI (Sistema Estrutural Integrado) descemos no terminal da Macaxeira e segundo ônibus do SEI, para deixar Clarice em casa nem precisamos descer do ônibus, por que já estavam esperando por ela na parada, então no mesmo ônibus que pegamos fomos até o centro da cidade e retornamos ao terminal da macaxeira, descemos novamente pegamos um novo coletivo até a estação do Barro e mais um metrô.
Cara, nós passamos quase duas horas andando de ônibus e conversando sobre o nosso futuro, os nossos sonhos e desejos, enquanto chuvia pra caramba e faltava energia no meu bairro (sei disso por que minha mãe ligou pra mim avisando) passei o dia em casa e me arrumei só pra andar de ônibus e não é que foi divertido.
Caso vc esteja sem opção de lugar legal pra ir, tenta fazer isso use o SEI é barato e dependendo da companhia o tempo vai passar e você nem vai perceber, além de dar uma volta pela cidade toda pagando uma passagem só rsrsrsrsrs
Ah! No domingo é mais calmo do que durante a semana...
Bjão pra todos Ju

PS: Quando cheguei em casa a chuva já havia passado e a energia já tinha chegado.

Será que sou eu?

Eu sempre quis fazer um auto-retrato e nunca conseguia sempre ficava parecido com a minha Tia Jane ou com qualquer outra pessoa, menos comigo.
Até que comecei a ilustrar um livro infantil que acabou não sendo lançado, em meio as ilustrações fiz umas menininhas e fui me apaixonado por elas, um belo dia quando eu mostrei para minha mãe ela imediatamente disse: "É você!"
Daí é que eu fui olhar e não é que se parecia.
Engraçado, como é que são as coisas eu passo todo tempo tentando fazer meu auto-retrato e quando eu desencano dessa idéia por achar que não consigo realiza-la é que eu percebo que estou me retratando todo tempo, rsrsrsrs...
Será que Freud explica essa?



Bjão pra todos Ju

sábado, 7 de junho de 2008

EXPOSIÇÃO NA UFPE - SEMINÁRIO DE EDUCAÇÃO E CULTURA AFRO

Dia 27 de maio, eu e minha amiga escultora Ana Conceição, realizamos uma exposição no CFCH na UFPE, ilustrando o Seminário de Educação e Cultura Afro, realizado pelo núcleo de Estudos do Imaginário - Dptº de Antropologia.
O intuito foi dar uma pequena mostra de como a cultura afro influência, a educação e as artes plásticas. Bjão Ju
Aninha e suas esculturas e máscaras
Eu e as minhas pinturas

Aquarelas e acrilicas sobre papel canson, a mulher negra como tema
Os orixás femininas Oxum, Oiá, Yemanjá e Nanã
Uma aquarela e uma pintura em acrílica
As esculturas de Ana


Oficina de Criação e Estilo inspirados na Iconografia Africana III

No último dia da oficina, além de registrar a visita guiada que fiz com as minhas alunas até a exposição Moda África, também foi o momento de registrar as criações realizadas por elas durante a oficina.
Elas realizaram suas criações inspiradas nos elementos da Iconografia Africana apresentados na oficina, infelizmente não fotografei todas as produções, mas aqui vai uma mostra do talento dessas alunas maravilhosas.
Selma e eu

croquis de Bianca Duarte inspirados em Oxalá
Sergio Loroza representando Oxalá no desfile da grife Complexo B
croqui de Bianca Duarte inspirado nos grafismos africanos
Mariana Souto Maior mostrando suas criações inspiradas em Iansã

Iansã sofisticada - Mariana Souto Maior
croquis de Anne Souza inspirados em Iansã
Iansã punk - Anne Souza
croquis de Selma Maria inspirado nos Grafismos e em Iemanjá



Oficina de Criação e Estilo inspirados na Iconografia Africana II

Último dia de aula, as meninas no processo de finalização das suas criações, desenhando, pintando e dando os retoques finais.


Adrilhânia dando os últimos retoques nas suas criações
Eu escrevendo e Bianca Duarte finalizando seus desenhos
todo mundo trabalhando...
Flaviane, Olga e Andrea que nem percebeu que estava sendo fotografada
e continuam trabalhando...

Oficina de Criação e Estilo inspirados na Iconografia Africana

Eu e minhas alunas da oficina Flaviane, Bianca, Selma, Eu (Juliana), Anne, Roberta, Andreza e Olga na Exposição Moda África - Museu da Cidade do Recife - Forte das Cinco Pontas.



Olá pessoal

Estou cheia de novidades as principais são sobre a Oficina que eu ministrei no Museu da Cidade do Recife - Forte das Cinco Pontas, nos dias 02, 03 e 04 deste mês.
A Oficina de Criação e Estilo inspirados na Iconografia Africana, surgiu a partir das minhas pesquisas sobre arte e cultura africana, como eu participei do grupo de colaboradores do Projeto Moda África comecei a pensar como a moda brasileira se relaciona com ícones da cultura africana e afro-brasileira como os orixás, os grafismos aficanos e as baianas que já pertencem ao imaginário popular brasileiro.
A proposta da oficina foi, apresentar de forma sintetizada (por conta do tempo) alguns elementos da rica iconografia africana e afro-brasileira dos quais eu escolhi:
  • Os Orixás

  • As baianas

  • Os grafismos da arte e da estamparia


Partindo dá apresentação e contextualização desses elementos, dentro da cultura afro e da moda brasileira, os participantes desenvolveram suas criações de moda dentro do estilo de cada um o que deu uma maravilhosa diversidade da moda praia ao punk, passando por vários segmentos.
Fiquei muito feliz com a realização desse projeto e agradeço em especial a cada uma das minhas alunas e tenho planos de ampliar essa oficina para um projeto mais aprofundado, onde cada elemento possa ser trabalhado com mais tempo para a pesquisa e criação.

Um bjão para todas