domingo, 22 de novembro de 2009

MAIS CABELOSSSSS...


Olá amigas e amigos,

Pegando carona no dia 20 de novembro, claro juntando todas as questões que não dá pra gente disfarça ou fingir que não existe como os programa de cotas, a discriminação profissional e etc.
Eu gostaria de me deter num assunto mais voltado para essa que é a minha cachaça.
A moda principalmente a moda feminina e a que envolve as mulheres negras é gente vocês já devem imaginar, eu vou falar sobre a mulher negra na Tv, mais precisamente sobre a novela VIVER A VIDA.
E sobre como é importante o fato de termos pela primeira vez na maior emissora de TV do país um atriz negra fazendo o papel principal, este já é motivo pra festa mas melhor do que isso é o fato dela manter os seus cachos volumosos.
O respeito ao cabelo afro, aliás o cabelo afro como característica de beleza da personagem que é uma modelo internacional.
Gente! Isso tem muito mais importância do que a gente pode imaginar, ter essa a Taís Araujo ostentando sua vasta cabeleira encaracolada na Tv é dar representatividade é trabalhar com a auto estima da mulher negra dizendo pra ela que o seu cabelo é bonito e tá na moda.
É dar as crianças uma referência de beleza negra da qual elas podem se orgulhar, que tá ali mostrando que é bonita tendo os cabelos crespos, que pode até escova-los, mas que ao seu natural ela os mantém volumosos e com orgulho disso.
Nós cresemos ouvindo que os nossos cabelos são "ruins", por que o meu cabelo é ruim por que ele é crespo?
Ou por que a maioria dos cabeleireiros por não saber trata-lo diz isso pra nos induzir ao alisamento.
Vocês já perceberam que em todos nos programas de Tv quando oferecem uma "TRANSFORMAÇÃO", geralmente se a mulher em questão tem o cabelo crespo ele é logo alisado, chapado e amanssado.
Por que manter um cabelo crespo é ter disposição para se dedicar aos cuidados constantes, por que diferente do que se imagina o cabelo crespo, pede cuidados e é frágil.
Para quem admira o cabelo da HELENA da novela seguem aqui algumas dicas para manter suas madeixas tão lindas quanto as delas.
Para obter o visual de Taís, corte o cabelo em camadas assimétricas, sendo que a mais curta seja na altura das maçãs do rosto. Deste modo, as camadas iram ficar sobrepostas, o que irá distribuir o volume por toda a cabeça. A base do corte é arredondada para dar caimento. "O corte dela revela o volume e dá mais vida ao cacheado", explica Fernando Torquatto. Para o cabelo da personagem ganhar mais vida, a atriz colocou mega hair. Finalização: Para deixar os cachos sempre bonitos, como o da atriz, faça hidratações semanais para evitar o ressecamento. Os cabelos cacheados são naturalmente mais secos do que os mais lisos, por isso a importância de hidratações com máscaras de qualidade. Recomenda-se o uso de hidratantes que possuam em sua fórmula óleo de abacate e manteiga de karité. Após lavar os cabelos, desembarace cuidadosamente os fios e aplique o leave- in (creme sem enxágüe) para acentuar o enrolado e definir os cachos. "Existe um para cada tipo de cacho - o de Taís é o mais pesado", diz Fernando Torquatto. Deixe os fios secarem naturalmente e finalize com o difusor do secador. Está pronto o visual de Helena!

Um comentário:

Lydia Goes Telles disse...

Nossa em primeiro lugar adorei o que você escreveu no meu blog, muito obrigada. Sobre esse último post, concordo em gênero, número e grau!! Temos mais é que deixar as madeixas livres e naturais como vieram ao mundo...

Agora mudando um pouco de assunto, não sei se já havia comentado algo sobre eu estar escrevendo um artigo para o trabalho de conclusão de curso na faculdade, onde relaciono arte e moda, a partir de uma pesquisa que estou fazendo em produção peças com arame sobre um busto de costura. Foi através disso que cheguei até você, pois estava pesquisando coisas na internet, que fossem próximas a minha idéia e encontrei sua exposição "frágeis armaduras", com isso cito a sua obra no meu artigo e ainda falo um pouco sobre o que você faz também. Então estou aqui para dizer que de certa forma isso acrescentou o meu trabalho e que estou muito feliz de hoje poder entrar em contato contigo e como eu já disse outras vezes, poder "trocar figurinhas", já que temos gostos muito parecidos. Beijinhos e sempre que quiser sinta-se a vontade de pintar lá no blog! ;]